sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Arun Gandhi neto de Mahatma Gandhi (22/02/2018)


“Paz não é ausência da violência. A paz só acontece quando nós temos harmonia”. (Arun Gandhi). O neto de Mahatma Gandhi  esteve em Campinas no dia 22 de fevereiro de 2018 para participar do Fórum “Campinas pela Paz” e deixou essa mensagem.



Por aonde andei (foto: Eduardo Mattar 1996)


No sertão do Piauí 1996!
Em uma viagem de Jipe de São Paulo ao Maranhão, decidimos que só íamos dirigir durante o dia por não conhecermos a estrada. Acho que fizemos a melhor opção.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Florianópolis Brasil (12/01/2018)


Boate Champagnhe (06/01/1991)





Definitivamente minha memória já não é mais a mesma. No dia 06 de janeiro de 1991, trabalhando no extinto Jornal Diário do Povo, fui cobrir uma promoção na Boate Champagnhe, que estava sorteando um carro ou seria um "calhambeque". Até aí tudo bem. O problema é que não lembro onde ficava a tal boate. Parafraseando o Datena: me ajuda aí ô!

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Magic Paula (18/10/1991)


Pura energia (1998)


Dizem por aí que o horário de verão no Brasil está com os dias contados. Não sei se isso vai ou não acontecer, mas com certeza tem hora para acabar. É daqui a pouco! 

Agates Robusta da Praça Luiz de Camões em Campinas (27/01/2017)


Não há quem passe pela Praça Luiz de Camões (em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas), e não pare para contemplar a beleza e a imponência desse gigante. É nítida a sensação que nós seres humanos somos um grão de areia perante ao universo. Seu nome científico é Agathis Robusta de origem Australiana, uma espécie exótica e popularmente conhecida como Pinheiro Kauri ou Pinheiro Australiano. É considerada uma das maiores árvores do mundo podendo atingir de 40 a 50 metros de altura. A Praça Luiz de Camões tem quatro delas e possivelmente foram cultivadas e plantadas há mais ou menos uns 50 anos pelo Dr. Hermes Moreira de Souza (o semeador de florestas). Passa lá pra ver, mas vá sem pressa!

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Rainha Hortência (18/10/1991)









Quando a Rainha Hortência se preparava para marcar mais dois pontos nos Jogos Abertos na cidade de Americana em 1991, eu também estava lá!

O dia que foi descoberta a utilidade de número 1001 do Bombril (08/08/1991)


Senta que lá vem história. 
O que parecia ser apenas um registro bobo, acabou fazendo parte da história da época. A redação do Diário do Povo, em agosto de 1991, recebeu a visita de belas mulheres para divulgar a sétima Festa do Morango de Jundiaí. Reparem bem na foto: o telefone era de última geração, além do disco já contava com algumas teclas, uma novidade. As máquinas de escrever Olivetti - algumas conservadas outras nem tanto - e as sete laudas prontas para receber as histórias. Fico imaginando nos dias de hoje os adolescentes perguntando: kd o mouse? 
O tempo passou para todo mundo, e eis o poder da fotografia de congelar e preservar as imagens. À direita da foto MiriamBizarro , chefe de reportagem. Logo atrás das moças Marcelo José Do Canto   o incrível e inesquecível e incomparável "Mario Lúcio" e à esquerda Nilson Ribeiro, letrado e violeiro dos bons. Agora, nada se compara a TV da época ainda com seletor de canais. A foto não mostra, mas tinha sim a antena de TV com o famoso Bombril, até então com apenas mil utilidades. 
O tempo não passa, o tempo voa!

Telê Santana - durante uma partida entre Ponte Preta X São Paulo (29/08/1991)


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

O céu de Campinas estava assim (06/02/2018)


Saudades do Benatti (30/01/1991)



Senta que lá vem história!
Já trabalhei com repórter que não saia da redação de jeito nenhum. Do tipo que durante um incêndio liga para o celular do fotógrafo querendo falar com um capitão do corpo de bombeiros para saber como estava a situação. Acredite se quiser, isso acontece mesmo. Mas já trabalhei com repórter que respirava notícia e colocava a mão na massa. Digitalizando umas fotos antigas encontrarei essas do Marco Benatti, quando fomos acompanhar o Sr. Severino da Silva, morador do Vale das Garças em Campinas, voltando pra casa depois de muita chuva. Fotógrafo sempre se aventura para conseguir a melhor foto, mas neste caso o Benatti não só colocou a mão na massa para fazer a reportagem como também colocou o pé na lama. Isso aconteceu no dia 30 de janeiro de 1991. Saudades desse amigo!