sexta-feira, 11 de abril de 2014

O valor de uma oração (10/04/2014)

Esse é um dos túmulos mais lindos e interessantes do Cemitério da Saudades em Campinas. O conheço desde de menino. Eu morava no bairro Santa Odila, que fica próximo ao cemitério e no feriado de Finados eu me oferecia para lavar e encerar as sepulturas para ganhar uma grana e ajudar no orçamento doméstico. E foi desse jeito que conheci esse túmulo. Eu ficava por um bom tempo observando a figura daquele um pai ou avô que entregava um relógio ao menino. Acontece que para variar um pouco esse relógio foi roubado não sei quantas vezes. Este ano (2014), no início do mês de abril  voltei no cemitério para acompanhar os funcionários da prefeitura que estavam fazendo limpeza do local. Fui olhar essa sepultura e vi que no lugar do relógio hoje existe um terço. Parafraseando o "cumpadre" Washington que está fazendo o maior sucesso em um comercial na televisão com o comentário: não sabe de nada inocente!, se esse ladrão soubesse o valor de uma oração ele roubaria esse terço o mais rápido possível. Que país é esse meu Deus? Só está faltando roubarem o oxigênio do planeta. Vou terminar esse texto, pois estou sentindo falta de ar. 

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu post!
    Este túmulo foi construído pelo meu bisavô Pedro Uccelli, que reproduziu um que viu na Itália, quando ainda era vivo.
    A escultura foi feita por Lelio Coluccini e é meu bisavô deitado dando o relógio, que está fundindo na mão de seu neto Pedro.
    O que roubaram foi a corrente que unia as duas mãos, além da porta que também era de bronze que ficava na frente do túmulo.
    Vários túmulos, que tem adereços em bronze, tem sido roubado impunemente.
    Nem mesmo a cruz, que meu sogro fez para seu tumulo em um outro material, foi poupada infelizmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito triste a falta de respeito....
      eu quando criança vi esse túmulo e me comovi muito com a história representada

      Excluir
    2. Olá Marcia!!! Muito obrigado pelo comentário. Como escrevi em 2014, esse túmulo é um dos mais bonitos do Cemitério da Saudade

      Excluir
    3. A RESPEITO DESTE TÚMULO TEM MAIS UMA CURIOSIDADE:
      Não conheci meu bisavô, mas minha mãe contava, que após ter construído o túmulo, ia lá passear e se divertia ao ouvir algumas pessoas comentando que ele havia morrido.
      Minha mãe também contava que ele era muito amigo do FACCA, que tinha o bar na Rua Conceição. Um dia fui comer sanduiche no Bar do Facca e comentei com ele que era bisneta do Pedro Uccelli. Então, ele saiu detrás do balcão e veio até nossa mesa contar, que meu bisavô havia levado ele e outros amigos para conhecer o túmulo recém construído e que não havia cobertura. Então todos criticaram que ele ia ficar tomando sol e chuva. Depois disso ele mandou fazer a cobertura de granito. rsss
      Realmente, observando o túmulo, dá para perceber que a cobertura foi anexada depois.

      Excluir
  3. TAMBÉM EU DESDE CRIANÇA ADMIRO ESTA OBRA DE ARTE TÃO SUBLIME...

    ResponderExcluir
  4. Morávamos em Santos e vínhamos para Campinas passar as festas de fim de ano.Quando íamos ao cemitério para meu pai visitar os pais falecidos passávamos nesse túmulo, e apreciávamos a sua beleza! Meu pai sempre contava a historia do avô e do neto....Uma obra de arte, belíssima!!!

    ResponderExcluir