terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O inventor do cartão telefônico no Brasil: Nelson Guilherme Bardini (29/07/2000)





A briga é de cachorro grande pelo reconhecimento de quem inventou o telefone. E essa briga é entre o escocês Alexander Graham Bell e o italiano Antonio Santi Giuseppe Meucci. Foi patenteado por Bell em 1876. Meucci não tinha recursos para a patente, sem dinheiro para isso ele fez, em 1871, apenas o registro temporário enquanto procurava investidores. Quando o italiano descobriu que Bell já estava em posse da patente como inventor do telefone Meucci recorreu à justiça. O processo nunca foi solucionado, se arrastou por mais de 10 anos até a morte de Meucci. Em 2002, mais especificamente em 11 de junho, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu as contribuições de Antonio Meucci para a  invenção do telefone, ou seja, denominando o italiano como verdadeiro inventor do aparelho. Apesar disso, a patente de Bell não foi anulada ou modificada.
A gente pode até ficar em dúvida de quem inventou o telefone, agora o que poucos sabem é que o campineiro e engenheiro formado pela Universidade Mackenzie, Nelson Guilherme Bardini foi o inventor dos cartões telefônicos no Brasil que substituíram as fichas da época até então usadas nos aparelhos. No dia 29 de julho de 2000, na condição de repórter fotográfico do jornal Correio Popular, fui pautado para fotografar o tal "Professor Pardal" para uma matéria que relatava o invento. Enquanto eu fotografava ficava pensando: "porra estou diante de um cientista, gênio e porque não dizer pensador, e o cara é da minha cidade, ou melhor da nossa cidade de Campinas" e isso me encheu de orgulho. 
Agora vocês já sabem quem inventou o cartão telefônico. E quem sabe quem foi Professor Pardal? Desculpe, mas se você não sabe, tem que ler gibis do Tio Patinhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário