sábado, 20 de novembro de 2010

Beleza atrás das grades (Miss Cadeia)



Senta que lá vem história e essa é das boas
Já fotografei de tudo um pouco. Dessas histórias vou contar mais uma engraçada que me aconteceu na cadeia do São Bernardo em Campinas. Faz alguns anos que essa cadeia é o presidio feminino da cidade. Para diminuir a "tensão" dentro das cadeias o governo de São Paulo instituiu um concurso de beleza dentro dos presídios femininos. Eu não lembro como era o nome, mas ficou conhecido como "Miss Cadeia". Campinas concorreu e eu fui designado para fotografar as candidatas no processo de seleção. Essa pauta pra lá de inusitada e interessante me deixou introspectivo pensando que foto faria para ilustrar a matéria sem parecer chocante e nem ridicularizar as "meninas". Tinha que fazer uma foto bonita, em um lugar horrível e feio, (só quem já entrou numa cadeia sabe como é o lugar e conhece seu odor). Vale lembrar que as fotos tinham a autorização das "candidatas". Assim que entrei na área comum, um pátio, onde elas tomam banho de sol que tem as celas em volta. O local é vigiado 24h com grades e guardas armados por toda sua volta. Mal pisei no pátio e fui recebido com o famoso fiu, fiu de algumas presas mais exaltadas e comentário dos mais engraçados do tipo: Não quero mais a liberdade; esse é o genro que minha mãe pediu a Deus; meu prato preferido, etc. Não sou tímido, mas tinha certeza que estava vermelho. Mas voltando a foto, descobri o quanto é importante você pensar na foto, tentar fazer a melhor imagem e tem que ser rápido. Nesse caso foi estabelecido que o fotógrafo entraria faria a foto e sairia em seguida. Depois de circular pelo pátio tive a idéia de entrar dentro de uma das celas com as grades em primeiro plano, pois a foto em si já diria de onde era o concurso. Algumas delas chiaram um pouco não queriam que tivesse a grade na foto. Depois de uma breve conversa, consegui convence-las. Quando as grades ficaram em minha frente, falei para mim mesmo: "cara deve ser uma merda ficar preso" Enquanto fotografava fiquei pensando: Porra Bassan você está fazendo fotos de mulheres traficantes, chefes de quadrilha, assaltantes e algumas até assassinas. Quando estava ali junto a elas passou um filme na minha cabeça. Algumas (e não são poucas) foram presas por tentarem levar armas ou drogas para dentro dos presídios, outras por tráfico de drogas, algumas já haviam matado alguém e a razão já não importava mais. E a lista vai longe. Com o resultado a foto ganhou o alto da capa do Jornal Correio Popular. Para entender como é o processo de "competição" (saudável) entre os fotógrafos de jornal todos fazem muitas pautas diárias, mas a melhor foto vai para o alto da capa. Se fosse uma olimpíada essa seria a medalha de ouro. Sai da cadeia desejando dias melhores as moças. Mais tarde descobri que Campinas chegou na final mas não ganhou o concurso. Essas fotos tem uns 5 ou 6 anos e compartilhar ela com vocês foi como fazer uma viagem ao passado, e parece que foi ontem. E essa foto marcou pelo fato de eu ter ficado atrás das grades para fazer uma bela imagem. Essa é mais uma história (bela) que vivi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário